sexta-feira, 13 de março de 2009

VERDADE...


A verdade é algo intimamente ligado à realidade individual com uma boa dose de sentimento lacônico agregado a atos e fatos de nossa jornada. Segundo Nietzsche a verdade é apenas um ponto de vista e por isso sempre possuí uma dúbia lateralidade, sendo difícil alcançar uma certeza sobre este conceito. Dificilmente, conseguiremos conceituar com naturalidade e precisão uma expressão de tamanha importância como é a verdade. A verdade de cada um é um sentimento muito íntimo derivado da nossa interpretação mental relacionada à interpretação dos sentidos e a crença de cada indivíduo.

Como diria Willian Shakespeare: "...não importa quão delicada ou frágil seja uma situação, sempre existem dois lados...".

Como poderemos saber a verdade sobre determinados fatos quando não estamos vivendo diretamente esta ou aquela situação? A verdade depende diretamente dos envolvidos em uma dada questão e principalmente dos valores morais e sociais que cada um possui e como se depositam estes valores sobre o fato crítico apresentado. A verdade filosófica é apresentada de diferentes maneiras. As ciências exatas estuda e se ocupa da natureza da verdade. A lógica tenta a preservação e o conhecimento da verdade. Como pode-se definir e julgar se aquele fato é carregado pelo portador da verdade ou pelo correio da falsidade? Existem teorias e postulados que tratam a verdade como uma propriedade ou como uma simples ferramenta a serviço de uns poucos.

Devemos, sim, é buscar sempre a nossa verdade e prestarmos a devida atenção a todos os seus vértices que subitamente são alternados de acordo com a velocidade temporal humana e espiritual. Alguns acreditam que a verdade é apenas uma ferramenta conveniente. Outros acreditam que a verdade é o caminho iluminado da sabedoria e do conhecimento. A verdade é tanto um sentimento como uma razão e a única diferença entre a minha e a sua verdade é a intensidade com a qual a sentimos. O modo como cada um de nós é sensível a uma determinada dor é a maneira diferente de sentirmos a verdade. Certamente, todos nós estaremos suceptíveis às mesmas dores, porém nossa sensibilidade e percepção serão diferentes, mas nem por isso estaremos sendo falsos com relação à dor em questão.

Nossa busca pela verdade é eterna e adentra os porões da consciência de forma que carregamos esta busca após cada jornada terrena. A grande verdade é que a verdade está dentro de cada um de nós. Depende basicamente de nossas experiências, de nossas vivências, do nosso conhecimento e de nossa bagagem espiritual. Cada ser possui sua própria verdade, e tudo aquilo em que uma pessoa acredita passa a ser a sua verdade. O que nós não podemos fazer é lamentar sentando à margem do caminho e desta forma ficarmos paralisados no tempo, nos fechando para outras possibilidades e idéias, pois o que verdadeiramente acreditamos ser o correto, pode ser mostrado no amanhã como o contrário. Nesta grande busca da verdade devemos privilegiar a honestidade em nosso coração e em nossa razão.

Conforme o monge Swami Vivekananda:

"Devemos ter consciência que a verdade não é propriedade de ninguém e de nenhuma raça. Nenhum indivíduo pode reclamar sua exclusividade. A verdade é a natureza simples de todos os seres..."


Affonso Jr. é autor de diversos artigos na área espiritualista e reencarnacionista sendo que sempre coloca em seus textos parte de suas experiências, de suas emoções e de suas intuições. Escreve e colabora com alguns jornais e revistas. É um estudioso da Alquimia e da Maçonaria.

2 comentários:

Flowers To Window disse...

Sussu ta retada postando hoje hein!!
Deixa matérias legais pra mim tbm!

kkkkkkk


É VERDADE....

Sue Ellen Silva disse...

Até Livia leu.. hj